Quem somos

Telessaúde
 
 

O Programa Nacional tem por objetivo apoiar a consolidaçao das Redes de Atenção à Saúde ordenadas pela Atenção Primária no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Telessaúde faz uso de modernas tecnologias da informação e comunicação para atividades a distância relacionadas à saúde. Estas tecnologias possibilitam a interação entre profissionais de saúde, por meio do acesso remoto a recursos de apoio diagnóstico, atividades de tele educação e solicitação de teleconsultorias, com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

O Primeiro projeto para implantação do Telessaúde em Mato Grosso foi elaborado no ano de 2009, abrangendo 100 pontos iniciais. Em dezembro de 2011 foi celebrado Convênio entre o Ministério da Saúde (SGETS) e a Secretaria de Estado de Saúde, para custeio do Telessaúde.

Em 2012 foram elaborados dois Projetos para o Departamento de Atenção Básica (DAB) do MS, um Projeto estadual e um Projeto Intermunicipal. Os dois projetos foram aprovados, mas posteriormente o Ministério da Saúde revogou a aprovação do Núcleo Intermunicipal.

Em 02 de julho de 2013, foi assinado Termo de Compromisso entre a SES e o Telessaúde RS para adoção para realização de teleconsultorias.

Em dezembro de 2014 foi assinado Contrato entre a SES e a Fundação Uniselva para custeio do Núcleo Técnico Científico Telessaúde Mato Grosso com execução pelo Hospital Universitário Júlio Müller com início de suas atividades a partir de janeiro de 2015.

O Núcleo de Telessaúde é a unidade técnico-científica e administrativa que planeja, executa, monitora e avalia as ações de Telessaúde, em especial a produção e oferta de teleconsultoria, telediagnóstico e tele educação. O Núcleo pode ser caracterizado como um serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, com ênfase no caráter educativo de suas ações, ao prover apoio assistencial, por meio de teleconsultorias e ações de tele educação.

Em Mato Grosso, o Núcleo Técnico Científico (NTC) de Telessaúde está instituído no Hospital Universitário Júlio Müller, na Gerência de Ensino e Pesquisa/Unidade e-Saúde, e mantém uma Cooperação Técnica, Científica e Didática entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Os principais serviços oferecidos pelo Núcleo de Telessaúde MT são: Teleconsultoria, Tele Educação, Telediagnóstico e Segunda Opinião formativa.

Assista ao nosso vídeo:

Missão: "Garantir apoio às práticas de saúde, oferecendo Teleconsultoria, Tele Educação, Telediagnóstico e Segunda Opinião Formativa por meio das tecnologias de informação e comunicação para qualificar o cuidado e aumentar a resolutividade da atenção à saúde”


Visão: "Ser uma rede de excelência em Telessaúde"


Valores:

  • Acolhimento: Acolher as necessidades de Educação Permanente em Saúde
  • Ética: Respeitar a vida como bem maior do ser humano
  • Responsividade: Dar respostas rápidas, adequadas e oportunas
  • Inovação: Desenvolver práticas inovadoras e pesquisa em Telessaúde
  • Cooperação: Contribuir para ampliação do conhecimento
  • Credibilidade: Pautar-se nas melhores evidências científicas atuais

Voltar

Nossa equipe