Núcleo Telessaúde MT é um dos cinco finalistas do prêmio WSIS Forum 2019

O Núcleo Telessaúde Mato Grosso, está entre os cinco finalistas na categoria C 7 e-health, ao prêmio WSIS Forum 2019 em evento a ser realizado no período de 08 a 11 de abril de 2019, em Genebra na Suiça.

Dentre todas as categorias a única indicação brasileira é do Núcleo Telessaúde MT, o que distingue a relevância das atividades realizadas em  Mato Grosso, considerando as dimensões territoriais do estado e o alcance deste serviços para apoiar os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde.

O World Summit on the Information Society (WSIS) foi criado em 2001 na Assembléia Geral das Nações Unidas e anualmente promove o Fórum da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS Forum). Este fórum representa o maior encontro anual da comunidade de informação e comunicação (TIC), discutindo as tendências, a evolução e os desafios dos tópicos digitais. O concurso de prêmios da WSIS Forum é parte integrante do processo de levantamento de dados da WSIS, para ajudar na implementação e acompanhamento das Linhas de Ação da WSIS.

O WSIS Forum 2019 proporciona uma oportunidade para a troca de informações, a criação de conhecimento e o compartilhamento de melhores práticas, ao mesmo tempo em que identifica as tendências emergentes e promove parcerias, levando em conta a evolução das Sociedades da Informação e do Conhecimento. Em seguimento aos resultados da Assembleia Geral da ONU, Revisão Global da Implementação dos Resultados da WSIS ( Res. A / 70/125) e com a adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável ( Res. A / 70/1 ), o Fórum da WSIS está em constante evolução e fortalecendo o alinhamento entre as Linhas de Ação da WSIS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O painel da WSIS Forum é organizado em conjunto pela UIT, UNESCO, UNDP e UNCTAD, em estreita colaboração com todos os co-facilitadores das Linhas de Ação da WSIS e outras agências das Nações Unidas (UNDESA, FAO, UNEP, OMS, ONU Mulheres, WIPO, WFP, ILO, WMO, ITC, UPU, UNODC, UNITAR, UNICEF e Comissões Regionais das Nações Unidas).

A premiação do WSIS Forum serve como plataforma para identificar e mostrar as histórias de sucesso nas linhas de ação da WSIS. Também nos fornece modelos que podem ser replicados no interesse e, mais importante, reconhecendo os esforços feitos pelas partes interessadas para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Em 2019, a WSIS vai comemorar o 10º aniversário da criação do Fórum WSIS de 8 a 12 de Abril, sob o slogan “As tecnologias de informações e comunicações para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável". Assim, o Fórum A WSIS continua a fornecer uma plataforma para uma "sociedade da informação justa e equitativa" para todos os Stakeholders, conforme previsto no Plano de Ação de Genebra.

Mais informações:

#wsis_process