Telessaúde - MT inicia Telediagnóstico em Dermatologia

Lançado no dia 16 de outubro o Serviço de Telediagnóstico em dermatologia em Mato Grosso, com a presença do coordenador do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde, Marcos Pélico, da técnica do Ministério da Saúde apoiadora do Telessaúde MT, Kátia Vanessa, da Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Elaine Morita, da coordenadora do Núcleo Técnico Científico Telessaúde MT Maria Conceição da Encarnação Villa, do coordenador de campo do Núcleo Telessaúde MT, Valdelirio Venites, do coordenador de campo do Núcleo Telessaúde de Santa Catarina, Harley Miguel Wagner, do pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Jailton Carlos e dos técnicos do Núcleo Telessaúde MT Fábio José da Silva e Silvia Missora Karakawa.

O objetivo do Teledermatologia é dar suporte aos profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde do Mato Grosso, especialmente em áreas onde os serviços especializados não estão disponíveis. A teledermatologia é uma ferramenta importante no apoio ao diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas, evitando encaminhamentos e diminuindo o tempo de espera para a consulta em serviços especializados.

O sistema de Teledermatologia faz parte da Oferta Nacional de Telediagnóstico e foi implantado em Sorriso nos dias 17 e 18, sendo este o primeiro município do estado de Mato Grosso a adotar este tipo de serviço.

A iniciativa de implantar esta modalidade de trabalho em Mato Grosso surge a partir do grande número de Teleconsultorias na área de dermatologia. A grande demanda dermatológica em Mato Grosso relaciona-se as características climáticas da região, dos altos índices de câncer de pele, como também de doenças tropicais infecciosas.

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, passa a oferecer na rede pública de saúde, o telediagnóstico em dermatologia com cerimônia realizada no paço Municipal no dia 17 de outubro, e capacitação das equipes de profissionais para utilização do serviço. Veja matéria publicada: http://www.sorriso.mt.gov.br/noticia/index/sorriso-e-o-primeiro-municipio-de-mt-a-implantar-dermatologia-por-telemedicina/1811.