Capacitação em Mato Grosso sobre a Oferta Nacional de Telediagnóstico eletrocardiográfico

No período de 19 a 23 de fevereiro está sendo realizada em Mato Grosso uma capacitação sobre  telediagnóstico eletrocardiográfico, integrada à adesão do Núcleo Telessaúde MT à oferta nacional de Telediagnóstico.

Participam da capacitação profissionais de saúde de 20 municípios de Mato Grosso, destes, 15 municípios já tem o serviço de telediagnóstico implantado e 05 municípios implantarão o serviço a partir de março de 2018.

O Núcleo Telessaúde do Hospital das Clínicas de Minas Gerais é o Núcleo especialista que a partir de março de 2018 será responsável em laudar os exames realizados em Mato Grosso.

A capacitação está sendo ministrada por  dois profissionais  do Núcleo Telessaúde de Minas Gerais, a enfermeira Helen Lisboa Alves e o Técnico de TI Carlos Henrique de Souza Costa Silva, o técnico de TI Emerson  da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que desenvolveu a Plataforma Nacional de Telediagnóstico e equipe do Núcleo Telessaúde MT.

A programação do primeiro aborda o conteúdo teórico sobre a Oferta nacional de telediagnóstico e sua operacionalização em Mato Grosso e como realizar o exame e o segundo dia a parte prática com realização de eletrocardiograma de pacientes agendados por meio da Central de Regulação.

Nos dias 19 e 20 a capacitação está sendo realizada no Hospital Universitário Júlio Muller, com a participação dos profissionais dos municípios de Alto Boa Vista, Araguaiana, Arenápolis, Cocalinho, Nova Marilandia, Nova Xavantina, Novo Santo Antonio, Querencia, Santo Afonso, Santo Antonio do Leste, Santo Antonio do Leverger, Sapezal e Vila Rica.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro será realizada em Sorriso, na Universidade Aberta do Brasil e Ambulatório Médico de Especialidades, com a participação de profissionais de Sorriso, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Carlinda.