Núcleo Telessaúde e gestores do HUJM no 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde

O 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde realizado no período de 14 a 17 de novembro em Gramado-RS teve a participação da equipe do Núcleo Telessaúde MT e também dos gestores do HUJM, o Superintendente Hildevaldo Monteiro Fortes, o Gerente de Ensino e Pesquisa Jorge Luiz Rodriguez Perez e o Chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Edysio Storch Caetano.

A programação científica do congresso foi muito abrangente envolvendo todos os aspectos da Telemedicina e Telessaúde, discutindo tendências e impactos, gestão, monitoramento e avaliação em teleassistencia, abordagem interativa, experiências exitosas, tecnologias emergentes, telessaúde como ferramenta de regulação no SUS, dentre outros temas de interesse do Programa Telessaúde no Brasil.

O evento oportunizou a troca de experiências e o estabelecimento de parcerias entre os Núcleos Telessaúde. O Nucleo de Mato Grosso fará parte da oferta nacional de telediagnóstico, iniciando com o tele-ECG e posteriormente com o telediagnóstico em dermatologia.

A participação dos gestores do HUJM foi muito importante para conhecer o que há de mais atual em serviços de Telemedicina para identificar as potencialidades do hospital na oferta de serviços, considerando sua especialidade em várias áreas, como oftalmologia, radiologia, etc.

Também participaram do evento alunas da Faculdade de Enfermagem FAEN/UFMT que desenvolvem projetos de extensão e pesquisa no Núcleo Telessaúde MT, tendo um dos trabalhos selecionados entres os doze melhores apresentados no Congresso.