Tele-estomatologia



O Tele-estomatologia MT é um serviço de telediagnóstico para doenças que se manifestam como lesões no sistema estomatognático. O objetivo é dar suporte aos profissionais de saúde no que diz respeito ao diagnóstico e manejo de lesões maxilofaciais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta em serviço especializado para os casos de alto risco para neoplasia. Esse projeto é realizado pelo TelessaúdeMT, com financiamento e apoio da SES-MT e Ministério da Saúde. Temos também a parceria do Núcleo de TelessaúdeRS.

Quem pode solicitar o exame?

Todos os cirurgiões-dentistas e médicos que atuam na APS/AB em Mato Grosso.

Como faço para solicitar?

Entre no endereço http://www.telessaude.mt.gov.br/Secao/Teleconsultoria, faça o seu login e senha e preencha os formulários. Durante a consulta com o paciente, é fundamental você tirar a(s) foto(s) da lesão e preencher o exame clínico estomatológico minucioso e detalhado (formulário on-line na plataforma do telessaúde). Depois disso, é só criar uma solicitação de teleconsultoria por texto na Plataforma de Telessaúde preenchendo a solicitação de teleconsultoria pelo formulário de solicitação de Estomatologia (Teledx-Estomato-2) e a(s) foto(s) da(s) lesão(ões) e exames de imagem (caso tenha realizado). Você encontra o tutorial de fotos abaixo. 

ATENÇÃO. Em situações em que o paciente apresente lesões com aspectos diferentes, recomenda-se a realização de solicitações separadas.

Como funciona?

Depois do pedido de telediagnóstico, os dados referentes ao caso serão avaliados pela equipe de especialistas da equipe do Tele-estomatologia MT. Essa equipe emitirá uma resposta a teleconsultoria, que estará disponível em até 72 horas. Nessa resposta será indicada o diagnóstico mais provável, possíveis diagnósticos diferenciais e sugestões de conduta. Cabe ressaltar que para isso será necessário encaminhar todas as informações necessárias constantes no formulário on-line. Para acessar a resposta é fácil, é só entrar no seu perfil na plataforma de Telessaúde.

Vídeo:

Manuais:

Tutorial de fotos

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para obtenção e utilização de imagens

Agradecimentos:

Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul