Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia recebem capacitação em Telessaúde

Nos dias 22 e 24 de agosto de 2017, as apoiadoras em telessaúde do Escritório Regional de Saúde de Água Boa, Neilze Antunes Oliveira e Carolina Bernardo Leite realizaram capacitação para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia, situados na Região de Saúde Médio Araguaia.

O município de Ribeirão Cascalheira conta com 02 Unidades de Saúde da Família com cobertura populacional estimada de 71,27%, 01 Posto de Saúde e 01 Academia da Saúde. Foram capacitados 29 profissionais, sendo 01 médico veterinário, 07 técnicos de enfermagem, 01 médico, 12 agentes comunitários de saúde, 01 técnico em saúde bucal, 03 cirurgiões dentistas, 02 enfermeiros, 01 administrativo e 01 auxiliar de saúde bucal.

O município de Bom Jesus do Araguaia conta com 02 Unidades de saúde da Família com cobertura populacional estimada de 100% da população. Foram capacitados 22 profissionais, dentre eles 03 cirurgiões dentistas, 01 técnico de saúde bucal, 01 coordenadora de vigilância em saúde, 01 coordenadora de atenção básica, 01 técnica de enfermagem, 02 enfermeiras, 02 fiscais sanitários, 02 agentes de endemias, 01 educadora, 05 agentes comunitários de saúde e também a Secretária Municipal de Saúde.

Considerando as distâncias dos municípios da capital do estado e dificuldades para encaminhamentos dos pacientes para referência especializada, a utilização dos serviços ofertados pelo telessaúde poderá contribuir muito com a resolutividade na Atenção Básica e com a educação permanente dos seus profissionais de saúde.