Municípios de Apiacás e Nova Monte verde recebem capacitação em Telessaúde

Os municípios de Apiacás e Nova Monte Verde, situados na região de Alta Floresta, distantes a mais de 900 km da capital do estado, receberam a equipe de campo composta pelo coordenador de campo Valdelírio Venites e a monitora de campo Cláudia Zuanazzi.

Na capacitação do município de Apiacás, realizada no dia 25 de abril na Câmara Municipal de Vereadores, participaram 40 profissionais, e também a Secretária Municipal de Saúde Fabiana Patrícia L Soares Pessoa.

Dentre os profissionais de saúde da Atenção Básica, participaram 16 agentes comunitários de saúde, 02 enfermeiros, 02 cirurgiões dentistas, 02 agentes de controle de endemias, 03 zeladoras, 01 assistente social, 03 técnicos em enfermagem, 01 técnico de informática, 01 psicólogo, 01 fisioterapeuta, 02 auxiliares de farmácia, 02 técnicos em higiene dental, 02 administrativos e 01 médica.

No município de Nova Monte verde, a capacitação foi realizada nos dias 26 e 27 de abril, com a participação de 61 profissionais, sendo: 06 administrativos, 02 fisioterapeutas, 05 zeladoras, 06 técnicos em enfermagem, 01 assistente social, 22 agentes comunitários de saúde, 05 enfermeiros, 04 médicos, 03 odontólogos, 01 psicólogo, 03 auxiliares de saúde bucal, 01 vigilância em saúde, 01 motorista e 01 gestor.

Com o trabalho da equipe de campo realizado nos municípios, cada vez mais tem aumentado a utilização do Telessaúde pelos profissionais de saúde, em especial aqueles que atuam em municípios mais distantes e com maior dificuldade de acesso às consultas especializadas.

Assim, aumentam as possibilidades de ampliar e melhorar a atenção à saúde prestada aos pacientes e a qualificação dos profissionais de saúde que passam a contar com uma equipe especializada para apoiá-los e oferecer suporte à educação permanente.