Telessaúde MT inicia o serviço de Tele-estomatologia

O  telediagnóstico tele-estomatologia, é um serviço para auxiliar os profissionais cirurgiões-dentistas e médicos (clínico geral e cirurgião) no diagnóstico das patologias bucomaxilofaciais, oferecendo apoio técnico assistencial e tutoria  para estes profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Mato Grosso.

A rápida identificação de lesões bucais, pode qualificar ou evitar encaminhamentos para especialistas. A cavidade bucal é atingida por inúmeras lesões bucais com características semelhantes que dificultam o diagnóstico clínico e exigem muitas vezes o exame anatomo-patológico. O diagnóstico precoce dessas lesões, em especial das lesões potencialmente malignas e malignas é de fundamental importância para o paciente, pois previne os tratamentos mutiladores e o prognóstico desfavorável de neoplasias malignas em estágios mais avançados.

Os Cirurgiões-dentistas e médicos podem solicitar o telediagnóstico de lesões bucais e maxilofaciais por meio da plataforma de teleconsultoria do Telessaúde MT, preenchendo um formulário com os dados clínicos do paciente e anexando fotos das lesões.

As solicitações são avaliadas pela equipe de especialistas em tele-estomatologia, que emitirá uma resposta em até 72 horas para o cirurgião-dentista ou médico solicitante. Na resposta são indicados o diagnóstico mais provável, possíveis diagnósticos diferenciais e sugestões de conduta.

Com a implantação de mais esse serviço, o Telessaúde MT amplia sua capacidade de qualificar a atenção à saúde da população.