Nova Canaã do Norte e Carlinda recebem capacitação em telessaúde

A equipe de campo do Telessaúde MT composta pela monitora de campo Luciele Benin e o coordenador de campo Valdelírio Venites realizou capacitação para os profissionais da Atenção Básica do município de Nova Canaã do Norte.

Participaram 51 profissionais das Unidades Saúde da Família, Vigilância em Saúde, Central de Regulação e Pronto Atendimento, dentre eles: 22 agentes comunitários de saúde, 08 enfermeiros, 04 agentes de controle de endemias, 05 técnicos de enfermagem, 01 agente de vigilância sanitária, 03 administrativo, 02 farmacêuticos,02 auxiliares de saúde bucal, 01 cirurgião dentista, 01 médico e 02 auxiliares de serviços gerais.

No dia seguinte, 07 de fevereiro, a equipe de campo capacitou o município de Carlinda, com participação de 20 profissionais do NASF, Unidade Descentralizada de Reabilitação, pronto Atendimento, Unidade saúde da família e Secretaria Municipal de Saúde, dentre eles: 01 educador físico, 01 nutricionista, 01 psicólogo, 01 fisioterapeuta, 05 agente de controle de endemias, 03 enfermeiros, 01 agente comunitário de saúde, 01 microscopista, 01 médico, 01 cirurgião dentista, 01 farmacêutico, 02 administrativos, 01 técnico de enfermagem.

Após a capacitação em telessaúde os profissionais se tornam aptos a solicitar teleconsultorias,e participar das web aulas, bem como. No caso dos médicos e dentistas a solicitar telediagnóstico.

Cada vez que são ampliadas as capacitações e que mais profissionais das Unidades Básicas de Saúde utilizam o telessaúde para apoiar o seu trabalho, ajudar a conduzir os casos clínicos e diagnóstico precoce, maior é o impacto na diminuição de encaminhamentos para consultas especializadas.