Capacitação sobre a utilização do Telessaúde em Sorriso

A equipe de campo do Telessaúde MT realizou um Workshop para os coordenadores da Atenção Básica do município de Sorriso, com a participação de 19 profissionais. O evento foi realizado no auditório do Conselho Municipal de Saúde, e foi ministrado pelo coordenador de campo Valdelirio Venites e pela monitora de campo Cláudia Zuanazzi.

O objetivo do Workshop foi apresentar o Telessaúde MT, todos os serviços realizados e resultados alcançados, para que os coordenadores passem a motivar e incentivar a utilização do telessaúde pelos profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Saúde da Atenção Básica do município.

Em seguida foram capacitados os profissionais de saúde, sobre conceitos teóricos em telessaúde e a prática na solicitação de teleconsultorias, onde cada profissional teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da Plataforma de teleconsultoria, aprender todas as funcionalidades, fazer solicitação e aprender a ler a resposta e fazer a avaliação.

A capacitação realizada no dia 03 de fevereiro no centro de eventos Ari José Riedi, ministrada pela monitora de campo Luciele Benin  e o coordenador de campo Valdelírio venites, contou com a participação de 101 profissionais no período matutino e 119 profissionais no período vespertino, dentre eles:  18 administrativo, 78 agentes comunitários de saúde,  23 auxiliares de saúde bucal, 20 enfermeiros, 17 médicos,  35 técnicos de enfermagem, 22 cirurgiões dentistas, 02 psicólogos,  01 agente de controle de endemias,   01 educador físico, 01 fisioterapeuta e  02 nutricionistas.

No dia 16 de fevereiro, no laboratório de informática da Universidade Aberta do Brasil, foram capacitados mais 40 profissionais, pelas monitoras de campo Cláudia Zuanazzi e Luciele Benin e o coordenador campo Valdelírio Venitese, sendo 35 agentes comunitários de saúde, 04 técnicos de enfermagem e um agente de controle de endemias pertencentes a 10 unidades de Saúde da Família. 

Dando continuidade à capacitação em Sorriso, no dia 17 de fevereiro foram capacitados 15 médicos e 09 cirurgiões dentistas das Unidades de saúde da Família, com ênfase na importância das solicitações de teleconsultorias para a resolução de casos clínicos e apoio ao diagnóstico precoce como forma de melhorar a resolutividade da atenção Básica e a atenção à saúde da população.