Telediagnóstico eletrocardiográfico em expansão no estado de Mato Grosso

O serviço de telediagnóstico eletrocardiográfico – Tele ECG implantado pelo Núcleo Telessaúde MT no Hospital Universitário Júlio Muller iniciou suas atividades em junho de 2014, tendo como pioneiro o município de Alto Boa Vista.

No ano de 2015 iniciaram os municípios de Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Rio Claro e Querência, e no ano de 2016 os municípios de Ipiranga do Norte, Nova Xavantina, Arenápolis, Santo Antonio do Leste, Nova Marilândia e Araguaiana. Os municípios de Novo Horizonte do Norte e Nova Mutum estão em fase de implantação do serviço.

Assim gradativamente o serviço vem atendendo principalmente os municípios de pequeno porte, que não possuem o profissional cardiologista para emitir laudos dos exames de ECG, e que necessitavam encaminhar o paciente para outro município para realizar o exame, gerando custos e demora entre o agendamento do exame e o recebimento do resultado.

Com a adesão do município ao serviço de telediagnóstico do Núcleo Telessaúde, que conta com cardiologistas do próprio Hospital Universitário Julio Muller para a realização dos laudos, os exames são feitos na Unidade Básica de Saúde onde está instalado o equipamento de ECG, enviados via internet e os laudos são também recebidos via internet, e a seguir impressos e entregues para o paciente.

O Núcleo Telessaúde MT utiliza um sistema de recebimento e envio de exames criado pelo Centro de Teleassistência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, fruto de uma parceria estabelecida entre os dois Núcleos de Telessaúde.     

No ano de 2014, foram realizados 158  exames, em 2015 realizados 1.288  exames e em 2016 realizados  2.344 exames, evidenciando a evolução do serviço com ampliação dos municípios participantes.  Espera-se que em 2017 haja a adesão de um maior número de municípios, possibilitando assim a melhoria da atenção à saúde da população.