Telessaúde MT apresenta experiência no Seminário de avaliação e planejamento em hanseníase de Mato Grosso

O Seminário de avaliação e planejamento em hanseníase de Mato Grosso realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso em parceria com a FundHans/DAHW (Fundação para o Controle da Hanseníase no Amazonas /DAHW - Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos), no período de 13 a 15 de dezembro de 2016, contou em sua programação com a participação do Telessaúde MT.

Oberdan Ferrreira Coutinho Lira, coordenador de tele-educação do telessaúde , apresentou no dia 13 de dezembro, no período da manhã, as ações integradas em hanseníase realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Núcleo Telessaúde MT/Hospital Universitário Júlio Muller.

Na apresentação foram enfocados os principais serviços do Núcleo Telessaúde MT, com destaque para as ações produzidas sobre a hanseníase, como solicitações de teleconsultorias e participações nas atividades de tele-educação. Foram ressaltadas as principais dúvidas dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, relacionadas ao tratamento, diagnóstico,  reações hansênicas, dentre outras, e que tiveram o suporte e apoio dos teleconsultores especialistas na área.

As atividades de tele-educação também tiveram um papel muito importante no período de 2015 a 2016, quando foram realizadas web aulas sobre hanseníase e que posteriormente foram disponibilizadas em forma de vídeo no Canal YouTube Tele Educa Mato Grosso. As web aulas e vídeo aulas sobre hanseníase foram os temas que tiveram maior participação e acesso dentre todos os temas abordados pelo Telessaúde MT.  

Destaca-se também o Caderno Informativo para Agentes Comunitários de Saúde sobre hanseníase, produzido pelo Núcleo Telessaúde MT  pelo projeto de extensão com a Faculdade de Enfermagem/UFMT.

A experiência apresentada evidencia a potencialidade do Telessaúde como ferramenta de apoio e suporte em hanseníase, para todos os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Mato Grosso.