Município União do Sul recebe capacitação sobre o Telessaúde

No dia 23 de novembro de 2016, o município de União do Sul recebeu a equipe de campo do Telessaúde MT para capacitação dos profissionais das Unidades de Saúde da Família, Vigilância Ambiental, Secretaria Municipal de Saúde e Central de Regulação Municipal.

As monitoras de campo Cláudia Zuanazzi e Luciele Benin e o teleapoiador regional Pedro Paulo do Escritório Regional de Saúde de Sinop realizaram a capacitação que teve a participação de 25 profissionais, dentre eles: 09 agentes comunitários de saúde, 03 enfermeiros, 02 médicos, 01 psicóloga, 01 fisioterapeuta, 02 cirurgiões dentistas, 02 auxiliares de saúde bucal, 1 agente de controle de endemias, 02 técnicos em enfermagem e 02 administrativos.

Durante a capacitação foram abordadas todas as funcionalidades e serviços do telessaúde com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades necessárias para a utilização dos recursos existentes, com a participação on line da equipe de tele-educação demonstrando o ambiente de web aulas. Ao final os participantes acessaram a plataforma de teleconsultoria realizando solicitação de teleconsultoria e também elaboraram um plano de ação municipal para incrementar a utilização do telessaúde no município.

A avaliação da capacitação pelos participantes foi muito favorável e positiva, conforme manifestações abaixo:

“Maior segurança em relação à abordagem com determinado usuário. Maior acessibilidade à referências científicas”.

“Muitos benefícios pois agora toda equipe pode ser capacitados sem ter que se ausentar, muito bom para nós e também para o município”.

“A capacitação foi excelente, as dúvidas foram sanadas e a curiosidade foi despertada”.

“Acredito que a partir dessa capacitação e a utilização do Telessaúde as UBS terão mais confiança e apoio nos atendimentos com seus usuários”.