Telessaúde MT capacita equipes da Atenção Básica

Realizada no dia 25 de outubro de 2016, mais uma capacitação de campo sobre o Telessaúde e seus serviços, desta vez para os profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família e do NASF, no município de Santa Carmem.

A capacitação foi realizada pela tele-apoiadora regional do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Iraci Contro Boni, juntamente com a monitora de campo do Núcleo Telessaúde, Claudia Cristina Zuanazzi, e apoio da Secretária Municipal de Saúde de Santa Carmem, Fátima Malisnki.

Os profissionais da equipe de campo e tele-educação também participaram por web conferência para demonstração do ambiente utilizado para as web aulas e web conferências.

Foram capacitados 25 profissionais, sendo 9 agentes comunitários de saúde, 2 cirurgiões dentistas, 1 médico, 3 técnicos em enfermagem, 2 enfermeiras, 1 psicóloga, 1 nutricionista, 1 farmacêutica, 1 auxiliar de saúde bucal, 2 administrativos, 1 diretor da unidade e 1 assistente social. Estes profissionais participaram demonstrando grande motivação e comprometimento com o trabalho.

Ao final da capacitação as avaliações feitas pelos participantes foram muito positivas, destacando a importância do Telessaúde para o apoio no dia a dia do trabalho na Atenção Primária, respondendo sobre os benefícios que sua utilização pode trazer à prática profissional:

“Agilidade nos atendimentos, no que se refere ao respaldo de avaliação clínica do paciente”.

“Permite um amplo conhecimento sobre a saúde bem como nos permite uma troca de experiência significativa para intervenções individuais e coletivas”.

“Aumenta a resolubilidade das dificuldades encontradas nas práticas diárias, seja no atendimento ao usuário, como também nos processos de trabalho”.