Telessaúde MT apresenta trabalhos no 19° CBCENF

No 19° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF realizado no Centro de Eventos Pantanal em Cuiabá, no período de 18 a 21 de outubro de 2016, foram apresentados dois trabalhos sobre as atividades do Telessaúde MT, sendo uma experiência exitosa sob a forma de apresentação oral e outro trabalho sob a forma de Pôster.

  Considerando o tema do Congresso: “Inovação e tecnologia em enfermagem: avanços para a profissão”, as atividades do Telessaúde MT por meio das tecnologias de informação e comunicação, contribuem para a qualidade da atuação das equipes de saúde e em especial da enfermagem.

   A experiência exitosa “ Telessaúde: inovando processos de cuidado e de educação permanente na Atenção Primária”, foi apresentada pela enfermeira Maria Conceição da Encarnação Villa, e teve também como autores os enfermeiros Rita Christina Martins Borges, Silvia Missora Karakawa e Valdelirio Venites, que fazem parte da equipe do Telessaúde MT.

   O relato de experiência, ao mostrar os resultados do Telessaúde como ferramenta de educação permanente, enfatiza que este possibilita ao profissional de enfermagem a oportunidade de qualificar sua prática e seu processo de trabalho. Desta forma se torna possível envolver a equipe de saúde na discussão de casos clínicos, projetos terapêuticos singulares, temas abordados nas web aulas, proporcionando a possibilidade de revisão do processo de cuidado bem como a ampliação da resolutividade da atenção.

   O Pôster intitulado “Projeto de extensão Telessaúde MT – Núcleo de enfermagem: a experiência de um aluno de graduação” foi apresentado pela aluna de graduação da Faculdade de Enfermagem – FAEN/UFMT Poliana Anelize Weisheimer e também teve como autoras a Profª Isabele Torquato Mozer da FAEN/UFMT, e as enfermeiras do Núcleo Telessaúde MT, Maria Conceição da Encarnação Villa e Silvia Missora Karakawa.

   Este trabalho considera que o Telessaúde auxilia a prática de cuidado dos profissionais, principalmente do profissional enfermeiro, que representa o profissional de saúde com maior número de solicitações de teleconsultorias e participação nas web aulas, e conclui que o projeto de extensão da FAEN/UFMT, realizado no Núcleo Telessaúde, oferece aos acadêmicos a chance de contribuir com esse processo de educação permanente, além de aprimorar seu conhecimento sobre tudo que envolve a Atenção Primária.