Oficina de multiplicadores em Telessaúde

Os profissionais do Escritório Regional de Saúde (ERS) de Peixoto de Azevedo, Carlos Urbiné e Loredânea Menezes Coimbra, tele-apoiadores do Telessaúde Mato Grosso, estão conduzindo uma oficina para capacitar profissionais em Telessaúde dos cinco municípios da região de saúde.

Estão participando 20 profissionais, sendo eles 05 técnicos do Escritório Regional de Saúde de Peixoto de Azevedo, 3 profissionais de Guarantã do Norte, 3 de Matupá, 3 de Terra Nova do Norte, 3 de Novo Mundo e 3 profissionais do município sede Peixoto de Azevedo.

A Oficina tem como objetivo, qualificar profissionais para atuarem no apoio às atividades de Telessaúde em seus municípios. A intenção é formar uma equipe de implementação do Telessaúde na região, capaz de desenvolver estratégias viáveis e contextualizadas à realidade das equipes de atenção primária à saúde dos municípios.

Além da habilitação no uso dos serviços do Telessaúde, estes atores atuarão como “pontes” entre os tele-apoiadores regionais e os profissionais dos municípios.

Ao final da oficina, cada equipe municipal elaborará um plano municipal de implementação do Telessaúde, visando estimular a participação dos profissionais nas ações de Educação Permanente em Saúde disponibilizadas por meio de web aulas e das teleconsultorias.

Este evento evidencia o interesse e o comprometimento de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde na retomada do papel de matriciamento, apoio às práticas profissionais e às atividades de educação permanente em saúde na região, com o apoio técnico da equipe de campo do Núcleo Telessaúde MT, composta pelos profissionais Valdelírio Venites, Cláudia Cristina Zuanazzi e Luciele Fernanda Benin.