Telessaúde MT qualifica tele-apoiadores regionais

Realizada no período de 20 a 22 de setembro de 2016 a Oficina de multiplicadores em Telessaúde para tele-apoiadores regionais que atuam nos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso.

A Oficina teve como objetivo formar equipe de multiplicadores regionais do Telessaúde, habilitando-os no uso dos serviços do Telessaúde e instrumentalizando-os para realizar a qualificação e o monitoramento da utilização do Telessaúde nas regiões de saúde.

Como resultado da Oficina, cada equipe regional elaborou um Plano Regional de Implementação do Telessaúde, para realização das capacitações de campo e matriciamento nos municípios para todas as equipes de Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde.

A atuação dos tele-apoiadores regionais envolverá também a articulação com gestores e instituições de ensino da região visando a implementação de ações de Educação Permanente em Saúde por meio da Plataforma de Telessaúde.

A Oficina foi coordenada pelo Coordenador de Campo Valdelirio Venites, com a participação da equipe do Núcleo Telessaúde MT: Maria Conceição E. Villa, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, Márcia Alves Brito Neves, Ronilson Arruda de Moraes, Cláudia Zuanazzi, Luciele Benin, e da Coordenação de Atenção Primária da SES/MT: Regina Paula de Oliveira Amorim Costa e Inês de Cássia Pedrosa.

Os Escritórios Regionais de Saúde participaram com 25 profissionais que atuam em diversas áreas como: Atenção Básica, CIES Regional, Regulação, Vigilância em Saúde, além de um representante do município de São Félix do Araguaia que atuará também apoiando a região.

Com a realização dessa Oficina, o Núcleo Telessaúde MT dá mais um passo no fortalecimento da rede de multiplicadores de campo para a ampliação de sua utilização pelos profissionais que atuam na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde e assim apoiar a prática destes profissionais.