Telediagnóstico ECG

O Núcleo Técnico Científico de Telessaúde Mato Grosso disponibiliza, desde julho de 2014, o serviço de Telediagnóstico em ECG, com oferta de laudos à distância para municípios de MT. O Eletrocardiograma (ECG) é um método de investigação do aparelho cardiovascular de grande utilidade clínica na detecção e no manejo das doenças cardiovasculares.

Os ECG são realizados pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e enviados via internet para o Núcleo Telessaúde no Hospital Universitário Julio Muller (HUJM), onde são laudados e reenviados via internet à UBS solicitante, que faz a impressão do laudo e entrega ao usuário.

Este exame amplia o acesso,  agiliza o diagnóstico e o tratamento, além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos usuários.

Em novembro de 2015, o Núcleo de Telessaúde MT firmou parceria com a Rede de Teleassistência de  Minas Gerais com o objetivo de implementar o Tele ECG em MT a partir da utilização de um sistema de telecardiologia mais veloz, seguro e com maior capacidade de gestão da informação.

A Rede de Teleassistência de MG tem ampla experiência no telediagnóstico eletrocardiográfico com realização de uma média de 2.000 eletrocardiogramas por dia. Já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento à inovação e qualidade de seus serviços.

Profissionais do Núcleo de Telessaúde MT foram qualificados pela Rede de Teleassistência de MG, em Belo Horizonte, para conhecer a dinâmica de funcionamento do sistema e protocolos do serviço. Participaram dois profissionais da área de Tecnologia da Informação do HUJM, uma médica e uma enfermeira.

Em MT, o Telediagnóstico em ECG, está implantado nos municípios de Alto Boa Vista, São José do Rio Claro, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger e Querência. Está em implantação  nos municípios de Denise, Paranatinga, Poxoréu e Nova Xavantina. Outros 15 municípios serão contemplados, com eletrocardiógrafos digitais adquiridos pela  Secretaria de Estado de Saúde.  Qualquer município de MT pode adquirir estes equipamentos e disponibilizar seus benefícios a população. Saiba como em http://www.telessaude.mt.gov.br/Secao/Telediagnostico.