Capacitação de campo

O trabalho de campo do Telessaúde consiste em visitas técnicas nos municípios para sensibilização de gestores e capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é desenvolver competências e habilidades necessárias para a utilização dos recursos disponibilizados pelo Núcleo Técnico Científico de Telessaúde.

A capacitação dos profissionais, quando realizada em laboratório de informática, possibilita o contato imediato do profissional com as ferramentas do Telessaúde.  São realizados  cadastros de profissionais no sistema,  atualização de senhas, momentos de tira dúvidas, exercícios práticos e simulações de teleconsultorias, acesso a salas e bibliotecas virtuais, bem como a bases de dados de pesquisas em saúde.

A partir desta qualificação os profissionais  estão aptos a participar de  web aulas,  web conferências, seminários usando o computador da unidade de saúde, o próprio celular/tablet, ou ainda, em alguns casos, a Smart TV.  Os profissionais são orientados a participar das  atividades de educação permanente sem se ausentarem do serviço. Ou seja, é garantido ao profissional o ”Tempo Protegido”  para que ele possa solicitar uma teleconsultoria, participar de uma web aula ou fazer uma pesquisa científica, durante o expediente de trabalho.

A qualificação profissional pelo Telessaúde tem algumas vantagens:

a) para o profissional - têm a sua disposição uma grande oferta de cursos de capacitação, podendo participar em tempo real ou assistir posteriormente as web aulas gravadas. Além disso, há uma equipe de Teleconsultores para discussão de casos clínicos em tempo real, ou não, para dirimir dúvidas clínicas, de processos de trabalho, solicitação de material etc, possibilitando em mais de 50% dos casos o encaminhamento de pacientes ao especialista;

b) para o gestor - tem a garantia de um processo de qualificação dos seus profissionais de saúde sem ausentar o profissional das UBS;

c) para a população – passa a ter um profissional altamente qualificado, resolutivo, capaz de evitar encaminhamentos e que está sempre presente na Unidade de Saúde, ou seja, não precisa se afastar para se qualificar.

A equipe de campo do Telessaúde MT conta com um coordenador de campo e 16 apoiadores, um em cada regional de saúde.

Até setembro de 2015, o coordenador de campo percorreu 16.449 km para visitar 33 municípios, e qualificar 934 profissionais solicitantes no uso das ferramentas de Telessaúde. Além destas ações a equipe de campo também participa das reuniões de CIES, CIR e CIB. Destaca-se ainda a participação nas Conferências Municipais de Saúde e nos cursos introdutórios em saúde da família.

Gestores interessados em qualificar suas equipes podem encaminhar solicitação para a Coordenação de Campo no email telessaude.mt@ses.mt.gov.br.